segunda-feira, 11 de agosto de 2008

ONDE ESTÁ O TEU IRMÃO?


Tem uma história na Bíblia, que nos ensina muito sobre relações interpessoais. É a história de Abel e Caim. Todos conhecem bem esta história, que recebe o título de “o primeiro homicídio”. Tudo começa com o sentimento de inveja e revolta, pelo fato do Senhor ter aceitado a oferta de Abel e não ter aceitado a oferta de Caim. O Senhor percebeu que o semblante de Caim estava decaído e deu-lhe um conselho que Caim recusou-se a ouvir. Depois disto, Caim disse a Abel seu irmão: “Vamos ao campo”. Um convite aparentemente maravilhoso; um convite para caminhar juntos, trabalhar juntos, estar juntos. Mas estando no campo, Caim levantou-se contra seu irmão e o matou. Muitos quando lêem este texto, exclama: “Ó QUE COISA HORRÍVEL!” Realmente, foi horrível, mas de muitas maneiras podemos matar uma pessoa que caminha conosco, que trabalha conosco ou que está junto a nós.
Depois deste episódio, o Senhor aparece a Caim e pergunta-lhe: “Onde está Abel, teu irmão?” Caim volta-se para Deus e devolve uma pergunta: “Não sei; acaso sou eu tutor de meu irmão?” Tutor, quer dizer PROTETOR – “ACASO SOU EU PROTETOR DO MEU IRMÃO?”.
Ainda hoje, temos muitas pessoas que acham que não tem nada a ver com seu irmão, e dizem: “Que cuide de sua vida que cuido da minha!”. Diante do que nos ensina a Palavra de Deus, por mais que você não goste, somos responsáveis sim, uns pelos outros! As virtudes de meu irmão ou irmã são minhas virtudes também; os defeitos de meu irmão ou irmã são meus defeitos também! Estamos interligados como membros do Corpo de Cristo. Isso é vida cristã em comunidade! Ser protetor de meu irmão e de minha irmã deve ser um privilégio e não um fardo; deve ser motivo de ajuda e não de condenação; deve ser motivo de oração constante e não de maledicência; deve ser motivo de apreço e não de inveja.
Uma das maiores bênçãos que colhemos na convivência em comunidade é a de termos pessoas que nos amam e que se preocupam conosco, fora disso, deixamos de ser Corpo e deixamos de ser Igreja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário