segunda-feira, 11 de agosto de 2008

MENSAGEM AOS PAIS



Se para o comércio os dias comemorativos servem para vender mais, para nós servem para justas homenagens e para reflexões.
Através deste texto, homenageio a todos os pais de nossa comunidade e convido todos, para um momento de reflexão. Tomarei como base, frases que ouvi de meus filhos em seus primeiros anos de vida:
1ª FRASE: “PAPAI, EU VOU FICAR GRANDE?” Esta pergunta, aparentemente simples, revela um desejo de crescer, tendo como exemplo a estatura de seu pai. Revela a consciência de que não foi feito para ser pequeno, ou seja, acontece um desenvolvimento que o levará à maturidade.
Transportando esta reflexão para nosso relacionamento com Deus-Pai, perguntamos: Temos em nós este desejo de crescimento? Temos a consciência de alcançar a maturidade? Ou desejamos ser anões espirituais?
2ª FRASE: “EU PAREÇO COM PAPAI.” Uma coisa comum em toda criança, é a imitação de seus pais; nos imitam em tudo: nas coisas boas e até nas ruins. Esta frase, revela muito mais do que desejo de aparência física, quando um filho diz que parece ou quer parecer com seu pai, na verdade ele está dizendo que quer SER como seu pai. Quanta responsabilidade! Muitas vezes, nos surpreendemos chamando a atenção de nossos filhos, por estarem fazendo exatamente aquilo que nós já fizemos um dia. Nossos filhos parecem conosco! Aplicando esta verdade existencial, ao nosso relacionamento com Deus-Pai, vamos tão somente citar o texto de Mateus 5.48 – “Portanto, sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai celeste.”
3ª FRASE: “PAPAI EU QUERO IR COM VOCÊ.” Não foram poucas as vezes que ouvi isso de meus filhos. Na idade em que revelavam este desejo, não sabiam a direção que seu pai iria tomar, não sabiam a distância a percorrer, não sabiam o tempo que duraria, não sabiam se podia chover, fazer frio ou calor... o desejo era estar com o pai. Total confiança de que na presença do pai, há segurança e cuidado. Jamais quando uma criança pede para ir com o pai, tal pedido é precedido por uma pergunta de desconfiança. Além do mais, esta pergunta revela o desejo do filho de estar sempre, se possível dia e noite, ao lado do pai.
Aplicando esta constatação, ao nosso relacionamento com Deus-Pai, pergunto: Este desejo de estar constantemente na presença de Deus-Pai, tem sido regra ou exceção? Nossa confiança e segurança em Deus, têm sido motivo de testemunho ou de preocupação?
FINALMENTE, quer queiramos ou não, nosso relacionamento com Deus-Pai, é especialmente influenciado pelo relacionamento com nosso pai, e com esse relacionamento aprendemos muito a relacionar com o próprio Deus.
Tanto em nosso relacionamento com Deus ou com nosso querido pai, podemos HONRÁ-LOS OU DESONRÁ-LOS, depende de cada um de nós!
Desejo a bênção de Deus-Pai, sobre todos, pais e filhos, nesse dia tão especial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário