quarta-feira, 9 de abril de 2008

UMA BÊNÇÃO CHAMADA VOCAÇÃO PASTORAL


"E todo aquele que tiver deixado casas, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe ou mulher, ou filhos, ou campos, por causa do meu nome, receberá muitas vezes mais e herdará a vida eterna.
Porém muitos primeiros serão últimos; e os últimos, primeiros." Mt 19.29


O mês de abril na Igreja Metodista é considerado o “MÊS DAS VOCAÇÕES”. Por exemplo, no dia 21 de abril comemoramos o Dia do Seminarista em nossa Faculdade de Teologia.
A vocação pastoral acontece, quando Deus intervém na história de uma pessoa convocando-a para a mais sublimes das tarefas, que é proclamar o Evangelho de Jesus Cristo. Durante a história das denominações históricas, vemos que o vocacionado é alguém disposto a largar tudo e todos para cumprir os propósitos de Deus em sua vida. A história relata casos de homens e mulheres, em sua maioria jovem, que deixaram suas famílias, igrejas, amigos, cidades e estados, para buscarem a formação pastoral num seminário. Depois de quatro ou cinco anos de preparo intensivo num seminário, o jovem assume o pastorado de uma igreja local, onde será reconhecido ou não como pastor.
Pastorado é uma vocação divina. Não adianta com as facilidades de hoje, alguém comprar diploma de teologia, viajar a um grande centro para ser “consagrado” por este ou por aquele “líder espiritual”, mudar de igreja com o propósito de dar um golpe e se tornar “pastor”... se não há chamado de Deus, um dia a casa construída sobre a areia cairá!
Na realidade de nossa denominação, a vocação é confirmada na capacidade espiritual de lidar com as diferenças, no pastoreio dos problemas entre ovelhas, na palavra que sai do púlpito edificando o rebanho, no tempo de permanência junto ao rebanho, no relacionamento entre os pares, na fidelidade às orientações doutrinárias, etc.
Ser pastor é estar debaixo de um chamado divino, que não se divide com outros interesses que não sejam os interesses do Reino de Deus. Ser pastor é ser profeta em meio a tantos sinais de morte, injustiças e heresias.
Oremos em favor do ministério pastoral.

3 comentários:

  1. A vocação pastoral é verdadeiramente uma bênção, sobretudo se exercida com firmeza e convicção da vontade de Deus, como é o caso do nosso querido pastor, o Pr. Gilmar.
    Ao senhor, PAIstor querido, meu abraço e sincero apoio. Nós, ovelhas do seu rebanho, somos gratos a Deus por tê-lo enviado à nossa igreja. O senhor tem sido bênção nas nossas vidas e queremos abençoa-lo também atraves de nosso carinho e amizade.
    Grande abraço, estamos orando pelo senhor e pela sua família.

    ResponderExcluir
  2. Olá pastor Gilmar a páz do Senhor.quero deichar aqui o linque dos bereinanos sim muito bom...http://bereianos.blogspot.com/2008/04/ponto-final-sobre-verdade-do-g12m12-e.html Grande abraço sim,seu Blog está ótimo...suas mensagens como sempre abencoadora,Deus abencoa sua vida cada dia mais, te dando saúde sabedoria na luz da palavra de Jesus...grande abraço...Márcia Rigolon...

    ResponderExcluir
  3. Pastor Gilmar há muitas pessoas que precisam, te admiram e torcem por você. Gostaria que você sempre se lembrasse de que ser feliz não é ter um céu sem tempestades, caminhos sem acidentes, trabalho sem fadiga, relacionamentos sem desilusões.
    Ser feliz é encontrar força no perdão, esperança nas batalhas, segurança no palco do medo, amor nos desencontros. Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas, e se tornar autor da própria história. Agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida.
    Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos, é saber falar de si mesmo, é ter coragem para ouvir um "não".
    Jamais desista das pessoas que o amam, nem as abandone, pois são pessoas sinceras que nunca abandonaram o barco, por pior que o mar estivesse revolto, pessoas que o amam de verdade e sentem sua falta, e posso dizer que em alguns momentos sentem-se abandonadas. Cuidado para não se decepcionar com pessoas ao seu redor, e que se dizem fiéis e amigas.
    Jamais desista de ser feliz, pois a vida é um espetáculo imperdível. Não falo por mim, estou calejada, e o que vem debaixo não me atinge, mas sei que Deus separa o joio do trigo, espero no Senhor JESUS a justiça, pois desta ninguém escapa pastor. Pra fazer a obra de DEUS tem de ser com humildade de coração, e não para se vangloriar de seus feitos, e aparecer nos holofotes.
    Tenho entregado tudo nas mãos de DEUS e a justiça não tarda nem as mãos de Deus, de baixar sobre cada um que nos tenta oprimir. Sei esperar, e aprendo com cada queda tanto minha quanto as dos outros, e saiba que será um queda feia, porquê, nada nem sujeira nenhuma fica debaixo do tapete, o Senhor traz tudo a tona.porqu^as coisas de Deus são cristalinas nada fica oculto...
    Confio no Senhor JESUS de todo meu coração, é que sempre aprendi desde pequena...Ele me fez e fará justiça para mim e minha familia aleluias, nunca me faltou nem contra mim e nem contra minha família, construir lindos castelos com as pedras que nos atiram é uma forma de resposta. E ninguém pastor é insubstituível, ninguém.
    Que Senhor JESUS o abençoe muito, te dê sabedoria para ser firme em suas palavras e atitudes como sempre é, e admiro muito você pastor de coração, por tudo que você tem feito por todos nós e pela cidade.

    Pedras no Caminho? – Guarde todas...
    Para um dia construir um castelo ...
    Te amo e respeito em Cristo JESUS...Abraços fica na doce páz do SENHOR JESUS ...Márcia Rigolon...

    ResponderExcluir