quarta-feira, 21 de maio de 2008

COOPERAÇÃO


"Porque de Deus somos COOPERADORES; lavoura de Deus, edifício de Deus sois vós". I Co 3.9


Em nossa última pastoral sobre o versículo acima, depois de refletirmos sobre o ser LAVOURA e EDIFÍCIO de Deus, vamos refletir sobre a afirmação “...de Deus somos COOPERADORES...”
COOPERAR quer dizer: colaborar, ajudar, auxiliar.
Uma de nossas confissões de fé mais conhecida, é a que declara a ONIPOTÊNCIA de Deus. Confessamos que Deus é e tem todo o poder. Diante dessa afirmação de fé, entendemos que o nosso Onipotente Deus, não precisa absolutamente de nada e nem de ninguém para realizar a sua soberana vontade.
Então, diante do versículo acima, cabe uma pergunta básica: “Em que ou quando somos COOPERADORES de Deus?”.
Se para uns ou outros, você acha que não tem nenhum valor, saiba que para o nosso Onipotente Deus, você é muito importante! De fato, Deus não precisa de nós, mas em sua infinita graça, bondade e misericórdia, Ele nos convida para participar na construção de seu Reino.
O palavra COOPERAR é a junção do prefixo CO = JUNTO + o verbo OPERAR. OPERAR quer dizer: Produzir, realizar, executar... Relendo o versículo bíblico, podemos afirmar então que somos chamados a PRODUZIR JUNTO com Deus, REALIZAR JUNTO com Deus e EXECUTAR JUNTO com Deus.
Ainda nessa linha simples de raciocínio, podemos afirmar que, todas as vezes que isolamos as nossas realizações, executamos egoisticamente ou produzimos isoladamente, estamos OPERANDO sem o Onipotente Deus.
COOPERAR com Deus é um ato de submissão, consagração, dedicação e profundo reconhecimento de sua soberania sobre tudo e todos, na certeza de que buscando em primeiro lugar o seu Reino e a Sua Justiça, todas as demais cousas nos serão acrescentadas. Somos COOPERADORES de Deus na construção do seu Reino quando nos submetemos à sua soberana vontade.

5 comentários:

  1. Amado Pr. Gilmar.
    Sou o Pr.Antônio Luiz, irmão do Daniel. Gostaria que me enviasse seu e-mail para nos comunicar.
    Meu e-mail é:
    pralfmetodista@yahoo.com.br
    Shalom Adhonay

    ResponderExcluir
  2. Oi Pastor, boa tarde! Não sei se já leu, acredito que sim. Mas, indicaria a leitura do livro do Pastor Ricardo Gondim "Eu creio, mas tenho dúvidas." E refletir sobre a Onipresença, Onipotência, Onisciência de Deus. E o Que talvez(não sei se em uma visão louca) seria nosso serviço no arado do Senhor. Sermos o cabo tramissor da onipotência, onipresença e Onisciência . Pra te falar a verdade preciso de relê-lo para não tirar deduções enlouquecidas de um cristão, que ainda eatá entendo sobre a "morte e vida". Deus abençoe a família. por favor mande um abraço para a Marcida. Fale que estou com muitas saudades. Gláucia.

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de saber o porque e Bispo da Região não veio até hoje em São João?
    Será que foi por causa do Sr. Justino?
    Ele está na expectativa da vinda do Bisto para ter uma conversa com ele e com certeza você não gostará nadinha.

    ResponderExcluir
  4. Olá Pr. Gilmar.
    Parabéns pelo Site. Tenho passeado por aqui de vez em quando. Gostei muito de seu artigo sobre "O Cristão e a Política". Ele expressa a grande realidade atual dentro de nossos Igrejas e fora dela. Pior é perceber que há uma grande mudança com aqueles que, sendo cristãos, abraçam a política. Talverz o mais correto mesmo seria afirmar que a máscara cai mais rápido do que a gente pode esperar.
    Acho que tem um comentarista mascarado em seu blog. Se me permite gostaria de recomendar ao "Justino" que, uma vez que você fala de bispo da Região enão deve ser pessoa muito leiga no assunto, que use de seu direito de membro. Na Igrweja Metodista a gente pode mostrar a cara; tem deveres e direitos, logo, por que aparecer como anônimo? Isso mostra uma grande falta de caráter.
    Sou o Rev. Antônio Luiz de Freitas, filho desta amada Igreja.
    Um forte abraço para você Pr. Gilmar, e prá você "Justino" um sonoro "Te cuida!!!" pois Jesus pode chegar ante mesmo do bispo! E como você vai se explicar?

    ResponderExcluir
  5. Amado Pr. Gilmar.
    Gostaria que me enviasse seu e-mail para nos comunicarmos.
    O meu é: pralfmetodista@yahoo.com.br

    Abração

    ResponderExcluir